Estrias. O que fazer para amenizá-las?

Estrias. O que fazer para amenizá-las?

Estrias. O que fazer para amenizá-las?

As estrias surgem por rompimentos das fibras elásticas na camada intermediária da pele(derme), onde se situam as fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela elasticidade e tonicidade do tecido.

Geralmente aparecem após a distensão excessiva ou abrupta da pele (crescimento rápido, engordar rapidamente, gestação com aumento exagerado de peso etc), que desencadeia uma inflamação e depois rompimento das fibras elásticas e colágenas.

Podem ocorrer também em situações, tais como: crescimento, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos, após a colocação  próteses de mamas, gravidez, obesidade, e o uso prolongado de corticosteróides tópico.

Existem dois tipos: as estrias recentes(ainda vascularizadas) e estrias antigas. Quando são recentes são de cores arroxeadas, já as antigas ficam esbranquiçadas.  Normalmente é mais comum encontrar nos flancos, coxas, glúteos, abdômen e nos seios.

Tratamentos:

Os melhores resultados acontecem quando o tratamento é feito precocemente, na fase em que as estrias ainda estão arroxeadas.

As opções de tratamento para estrias são:

Ácido Retinóico –  Se usado precocemente pode ajudar a aliviar as estrias. O ácido retinóico ajuda a reconstruir o colágeno da pele, tornando as estrias menos evidentes.

Peelings mecânicos(cristal e diamante) Agem de modo semelhante ao ácido retinóico, porém  mais intenso. Remove suavemente camada superior da pele, que resulta em crescimento da pele nova, que é mais elástica.

Microagulhamento  ou dermaroller – Utiliza-se de um rolo de micro agulhas que perfuram o tecido aumentando a penetração de cosmecêuticos e provocando a neoformação de colágeno e elastina, produzindo um fechamento das estrias.Pode ser aplicado em qualquer fototipo de pele.

Laser fracionado – Através do laser erbium ou co2 ,estimulam o crescimento de colágeno e elastina. É um tratamento atualmente muito usado por profissionais, pois costuma apresentar bons resultados.Não é indicado para peles negras.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *