O frio chegou! E agora?

O frio chegou! E agora?

O friozinho chegou e adivinhe só o que ele trouxe junto? A FOME. Ou melhor, a vontade de comer. Por que acontece isso? Por que é tão difícil fazer dietas nesse período? E essa vontade de mastigar o tempo todo? Por que será que é mais fácil ganhar peso no inverno do que no verão?

Nosso metabolismo fica mais lento no inverno? NÃO! No verão transpiramos mais e isso nos traz a sensação de que o corpo está gastando mais energia. Mas não é isso que está acontecendo. Ele apenas está “liberando” o excesso de calor que está “sobrando”. Porém no inverno, acontece exatamente o contrário: Nosso corpo gasta muito mais energia para combater as baixas temperaturas externas e manter nosso corpo sempre aquecido. O metabolismo está trabalhando freneticamente, portanto precisamos abastecê-lo mantendo uma ingestão adequada de calorias. E é aqui que os maiores erros alimentares acontecem. O excesso de ingestão de alimentos ricos em carboidratos (massas, pão, bolos…), gorduras de má qualidade e doces auxiliam no ganho de peso, e o pior, sem a menor necessidade.

Dica da Nutri para não perder o controle dos ponteiros da balança no friozinho:

* Mantenha o corpo sempre aquecido com roupas bem quentinhas antes de iniciar as refeições;

* Não deixe de praticar atividade física só porque está frio. “Xô” preguiça!

* Escolha alimentos quentes: chás, cafés, caldos

* Muito cuidado na escolha dos ingredientes dos caldos, eles podem se tornar uma verdadeira bomba calórica. Dê preferência para legumes como abobrinha, berinjela, chuchu, alho poró, couve-flor, brócolis, abóbora. Evite o macarrão;

* Invista nos alimentos termogênicos que ajudam elevar a temperatura corporal, promovendo alto gasto energético. (chá verde, adicionar gengibre ralado no iogurte ou saladas, polvilhar canela em frutas assadas ou aquecidas, cafezinho preto sem açúcar como intermediário das refeições principais, pimentas…);

* Cuidado com os beliscos. Diminua o intervalo entre as refeições (2 horas e meia/3 horas);

* Evite a ingestão de carboidratos simples: farinha branca, açúcares, pães, torradas, massas, arroz branco…

Nutricionista Marcia Bachur Nardi – Fisiobeauty

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